sábado, 15 de março de 2008

Anaïs Moniz na RTP

Segundo a programação da RTP, a reportagem alargada do duatlo de Matosinhos irá ser transmitida no segundo canal da televisão pública no Domingo, dia 16, a partir das 18h20.

A cobertura do duatlo de Matosinhos está englobada no programa "Desporto 2".

Trata-se precisamente de uma prova vencida por Anaïs Moniz, que simultaneamente se sagrou campeã nacional de duatlo no escalão júnior.

Como as fotografias documentam, a tri-atleta belenense prestou uma sentida homenagem ao eng. Cabral Ferreira nos últimos metros da competição, sendo visível a sua emoção no momento que cortou a meta.

A reportagem do site da Federação Portuguesa de Triatlo acerca da prova de Matosinhos deixa expresso que "a jovem Anaïs Moniz controlou a prova do princípio ao fim.

A atleta do C.F. “Os Belenenses” efectuou uma prestação tranquila e no final juntou à vitória em Matosinhos o título de campeã nacional de duatlo em juniores, sucedendo a Filipa Ferreira (Alhandra Sporting Clube), segunda classificada".

A não perder...

sexta-feira, 14 de março de 2008

Circuito Regional de Triatlo: I Duatlo BTT do Chão da Lagoa

Depois de Grândola e Cadaval, a competição de Triatlo desloca-se para a Madeira, mais concretamente para Chão da Lagoa, uma estreia absoluta na modalidade. Trata-se da segunda competição regional da época, sendo todavia a primeira pontuável para o Circuito Regional de Triatlo de 2008.

A prova de Duatlo BTT terá lugar na manhã do próximo Domingo, dia 16 de Março, incluindo a disputa do Duatlo BTT jovem - destinado aos escalões de formação -, nomeadamente benjamins, infantis, iniciados e juvenis.

O I Duatlo BTT do Chão da Lagoa/Bike Zone é organizado pela Delegação Regional de Triatlo da Madeira, tendo o patrocínio da Bike Zone e os apoios do Parque Ecológico do Funchal, Coca-Cola/Powerade, Auto Atlântico e Associação da Madeira de Desporto para Todos.

A prova principal será disputada na distância super-sprint, num percurso com 2500 metros de corrida (duas voltas), dez quilómetros de ciclismo (cinco voltas) e 1250 metros de corrida (uma volta).

Segundo a organização, o percurso de BTT é acessível a todos os participantes. A prova terá como principal atracção o facto de colocar em confronto os melhores duatletas regionais de estrada e os especialistas na terra, antevendo-se um grande equilíbrio entre os favoritos à vitória.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Duatlo Jovem de Grândola

E o Alentejo… Ficou mais Azul


Foi nas bonitas terras Alentejanas que no dia 8 de Março decorreu a 4ª etapa do Circuito Nacional Jovem 2008 - Duatlo Jovem BTT de Grândola. Na mesma data em que se comemorou o dia internacional da mulher, a equipa da Escola de Triatlo OsBelenenses confirmou, mais uma vez, todo o seu elevado potencial, conquistando 3 primeiros lugares, nas 5 provas em que participou.

Com uma comitiva composta por 17 atletas, a Escola de Triatlo OsBelenenses terminou no 3º lugar na classificação por equipas, que se trata de um lugar de grande destaque, pois foi conquistado na competição com equipas bem mais numerosas.

Simão Silva, sem adversários à altura do seu valor, ganhou com aparente facilidade a sua prova no escalão de Juvenis Masculinos, num ritmo que lhe serviu de treino para a prova do dia seguinte: XI Duatlo do Cadaval, onde se iria realizar um controlo de tempos pela Federação de Triatlo de Portugal, aos atletas que tal como Simão Silva, se encontram actualmente integrados nos trabalhos dos diversos escalões da selecção nacional.

Os irmãos Vera Vilaça e Vasco Vilaça, com bons sectores de corrida, destacaram-se de todos os restantes adversários num sector de ciclismo em BTT mais técnico do que rápido, o que lhes permitiu chegar à meta num destacado primeiro lugar, nas suas respectivas provas de Infantis Femininos e Benjamins Masculinos.

Como sempre, igual destaque merecem todos os restantes atletas da equipa da Escola de Triatlo OsBelenenses, que estiveram presentes nesta prova em terras Alentejanas. Desde logo, Sara Tenrinho, que apesar de ter seu pulso esquerdo fracturado, em consequência de uma queda no sector de ciclismo na prova anterior em Penafiel, não deixou de estar presente no apoio aos seus colegas. Os nossos restantes e valiosos atletas, obtiveram os seguintes resultados:

Escalão de Benjamins (7-9 anos) – Guilherme Brás (4º);
Escalão de Infantis (10-11 anos) – Hugo Pereira (5º), Duarte Brás (11º), Martim Figueira (12º), Sebastião Rebolo (18º) e Alexandre Lourenço (19º);
Escalão de Iniciados (12-13 anos) – Mitos Figueira (11º), Pedro Morgado (14º), André Ribeiro (18º), João Canas (25º), Artur Silva (33º);
Escalão de Juvenis (14-15 anos) – Rui Tenrinho (7º), Duarte Marcelino (8º) e João Sousa(16º).

Parabéns… Como sempre, TODOS foram verdadeiros campeões e deixaram o C.F.OsBelenenses muito bem representado!

As fotografias da etapa de Grândola do Circuito Jovem já estão disponíveis na Galeria de Fotos.

  • Ligação Aqui


  • Texto de Pedro Vilaça

    Anais Moniz e Simão Silva em destaque no Duatlo do Cadaval.

    Realizou-se no passado Domingo, dia 9 de Março, o XI Duatlo do Cadaval (Campeonato Nacional de Clubes).

    A prova reuniu perto de 400 atletas, número que constitui um novo recorde de participações nesta competição do calendário nacional.

    Sérgio Silva (Sociedade Recreativa do Camarnal) e Vanessa Fernandes (Sport Lisboa e Benfica) venceram individualmente, tendo o Clube Olímpico de Oeiras vencido por clubes quer em masculinos quer em femininos.

    Na prova aberta que antecedeu o campeonato nacional de clubes, Rogério Costa e Laura Bento cortaram a meta em primeiro lugar.

    Em relação aos atletas belenenses presentes, natural destaque para Anais Moniz. A campeã mundial de juniores ocupou o segundo lugar da competição feminina (46ª em termos absolutos) com o tempo de 01h10m38s.

    De salientar igualmente a valorosa prestação de Simão Silva, que na véspera havia vencido a prova de Grândola do circuito nacional jovem.

    No Cadaval, Simão Silva voltou a triunfar no escalão juvenil da prova aberta, sendo o segundo em termos absolutos. A excelente prestação de Simão, uma das maiores esperanças do triatlo nacional, foi decisiva para o triunfo do Belenenses na prova aberta por equipas no escalão masculino.

    No escalão júnior da prova aberta, o atleta belenense João Pica classificou-se na 4ª posição, enquanto do escalão juvenil Duarte Marcelino foi 8º, João Sousa 11º e Rui Tenrinho 13º classificado.

    Na prova principal que apurou as equipas campeãs nacionais, o Belenenses classificou-se no 17º lugar em seniores masculinos, totalizando 3h48m29s. Pontuaram para os azuis os triatletas Manuel Alves (42º), Ricardo Silva (55º) e Rudi Bernardo (74º).