quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Taça de portugal: Duatlos de Matosinhos e Penafiel

No próximo fim-de-semana, o duatlo vai passar pelo Norte do país. Duas localidades - Matosinhos e Penafiel - integram pela primeira vez o calendário nacional.

O I Duatlo de Matosinhos – Mar, Movimento e Cultura e a primeira edição do Duatlo Sentir Penafiel prometem reunir muitos atletas nos dias 1 e 2 de Março.

A primeira etapa da Taça de Portugal acontece em Matosinhos, no sábado, 1 de Março, às 15h00. Disputa-se igualmente o Campeonato Nacional de Duatlo na categoria júnior.

A partida realiza-se na Marginal de Leça – Avenida da Liberdade e pela frente, os duatletas terão de cumprir cinco mil metros de corrida (duas voltas), 18,2 km de ciclismo (duas voltas) e 2.540 metros de corrida (uma volta). Para conhecer os percursos, consulte o sítio da Federação de Triatlo de Portugal no espaço dedicado ao I Duatlo de Matosinhos.

A prova está aberta aos atletas que desejem formar estafetas (dois ou três participantes não licenciados pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP) que distribuem entre si o cumprimento de cada segmento). A partir das 13h40, será feita a verificação técnica e a colocação do material no parque de transição, encerrando uma hora depois. Todas as informações estão disponíveis no regulamento.

No domingo, 2 de Março, a cidade de Penafiel propõe-se “sentir o duatlo”, recebendo a segunda etapa da Taça de Portugal, competição composta por 11 etapas.

O parque do Santuário do Sameiro é o local de partida para o duatlo disputado no formato sprint: 4.320 metros de corrida (duas voltas), 17.000 metros de ciclismo (duas voltas) e 2.100 metros de corrida (uma volta).

O início da prova será dado às 9h30, enquanto o parque de transição, instalado na Avenida Gaspar Baltar, encontra-se aberto desde as 8h10. A meta será criada em frente ao Santuário do Sameiro. Para mais informações sobre a prova, consulte o regulamento. No sítio da FTP estão também disponíveis os percursos.

Após a prova principal, Penafiel recebe a terceira etapa do circuito nacional jovem. A competição já passou pelo Jamor e pelas Lezírias e agora promete trazer muitos jovens, integrados nos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, ao Norte do país. Quando o relógio marcar 11h30, entram em acção os mais pequenos.