quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PARABÉNS AO MAIOR CLUBE DO MUNDO.

             O Clube de Futebol «Os Belenenses»


23 DE SETEMBRO
1919-2009
90 ANOS 
O Belenenses é muito mais do que um clube desportivo. Ele é uma das expressões máximas da identidade local e específica das gentes dos bairros históricos ocidentais de Lisboa, em particular dos bairros de Belém, Ajuda, Restelo e Alcântara. Assim, e não obstante o seu carácter nacional (e até internacional, visto que tem milhares de adeptos espalhados pelos «quatro cantos do mundo»), o «Belém» é o resultado de um bairrismo na sua mais pura e positiva manifestação!
Fundado em 1919 contra a corrente da época, o Belenenses cedo se assumiu como um emblema maior do desporto lisboeta e nacional. O romantismo de que se reveste a «lenda» da sua fundação – que tem lugar num banco de jardim fronteiro à Estátua de Afonso de Albuquerque, situada junto ao Palácio de Belém – exprime também ele essa vontade de fazer, nunca correspondida em termos de meios, dos homens que ao longo dos anos engrandeceram o Belenenses.
Foi seu fundador o grande atleta e jogador de futebol Artur José Pereira, que acompanhado por um conjunto de homens valentes e corajosos ousou colocar em causa a dominação que já então se fazia sentir por parte de clubes como o Benfica e o Sporting. As gentes de Belém ganhavam um emblema e uma camisola sua, e a sede do extinto município ribeirinho voltava a chamar as atenções da cidade de Lisboa, ainda incrédula perante tamanho acto de «insubmissão».
Muitos afirmaram que o Belenenses jamais seria viável, e outros davam-lhe um punhado de anos de vida… A camisola azul, todavia, não temia nem as sentenças dos poderosos, nem os ataques das corporações desportivas da época. E o Belenenses foi-se enraizando e conquistando o carinho de muitos milhares de portugueses!
Foi através do futebol – a sua modalidade rainha e o grande motor do clube – que o emblema da Cruz de Cristo ganhou notoriedade, adeptos e associados por todo o país. No ano de 1926, apenas 7 anos após a sua fundação, o Belenenses conquista o Campeonato de Lisboa, prova mais importante naquela época… Um ano mais tarde torna-se Campeão Nacional, perante o júbilo dos seus adeptos. No palmarés do futebol azul contam-se por exemplo:


- 1 Campeonato Nacional da 1ª Divisão (1944/45)
- 3 Taças de Portugal (1941/42, 1959/60 e 1988/89)
- 3 Campeonatos de Portugal (1926/27, 1928/29 e 1932/33)
- 6 Campeonatos de Lisboa
- 6 Taças de Honra da A.F.L.
- 1 Taça Intertoto (Vencedor da sua série em 1974/75)


Ao longo de mais de 9 décadas de vida, o Clube de Futebol «Os Belenenses» desenvolveu-se, cresceu, deu-se a conhecer e… triunfou em muitos campos! Hoje o clube conta com cerca de 20.000 associados e qualquer coisa como 200.000 adeptos e simpatizantes, o que o torna um dos quatro maiores emblemas desportivos do país. Do seu palmarés fazem parte vários títulos nacionais (de seniores e escalões de formação) em diversas modalidades, como o Futebol, O TRIATLO,o Rugby, o Andebol, o Basquetebol, o Hóquei-de-Campo, entre outras…

Apesar de mal tratado pelos poderes instituídos no país e na cidade de Lisboa, que o menosprezam relativamente a outros clubes alfacinhas, o Belenenses tem dado um contributo singular ao desporto português, e é hoje detentor do maior complexo desportivo de Portugal pertencente a um emblema, localizado no coração da cidade de Lisboa.

domingo, 20 de setembro de 2009

RESULTADOS DOS NOSSOS ATLETAS DE MACHICO E VENDAS NOVAS

Decorreu este sabado  duas provas  uma para o cir. jovem nacional e outra para o cir. regional sul onde alguns atletas do nosso clube  participaram fica aqui os resultados.

Aquatlo Jovem de Machico - Camp. Nac. Jovem

INFANTIS MASCULINOS

3ºlugar-Martim Figueira

JUVENIS MASCULINOS

6ºlugar-Mitos Figueira
8ºlugar-João Sousa


I Duatlo JOV BTT Vendas Novas - Circ. Reg. JOV Sul

BENJAMINS MASCULINOS

3ºlugar-João Clemente

INFANTIS FEMININOS

1ºlugar-Vera Vilaça


.