quinta-feira, 24 de abril de 2008

I DUATLO JOVEM BTT DA CIDADE DE ALMADA

Realizou-se no passado dia 19 de Abril o I Duatlo BTT da Cidade de Almada. O evento teve como cenário o Parque da Quintinhas localizado na freguesia da Charneca da Caparica. A organização esteve a cargo do Clube de Triatlo de Almada, com o apoio da Câmara Municipal e Federação de Triatlo de Portugal.

O percurso estabelecido aproveitou na sua maior parte os trilhos pedonais existentes para os segmentos de corrida, reclamando uma área verde localizada no extremo do parque para desenhar o percurso de BTT. As características do traçado, sinuoso e estreito, com descidas e subidas que provocaram algum desgaste no seio dos participantes, não terá sido do agrado de todos. Não obstante, a organização conseguiu juntar um total de 170 atletas numa tarde onde a chuva não foi suficiente para desmobilizar atletas e respectivas comitivas.

O C.F. “Os Belenenses” foi uma das 13 equipas que marcaram presença na competição inscrevendo nos vários escalões um total de 16 atletas. Não puderam participar na prova a Vera Vilaça (Infantis), impossibilitada de dar o seu contributo à equipa se encontrar a recuperar de um problema de saúde que a deixou bastante debilitada, e o João Canas (Iniciados) que não recuperou ainda de uma pequena lesão no calcanhar. Ambos estiveram presentes e foram incansáveis no apoio aos colegas. De referir ainda a ausência de António Rebolo (Juvenis) a representar o clube em provas de natação. A equipa jovem do C.F. “Os Belenenses” apresentou-se a um bom nível obtendo um excelente 3º lugar por equipas. Individualmente os nossos “bravos” tiveram em muito bom plano em termos competitivos demonstrando claramente o enorme potencial que este grupo de atletas encerra.

BENJAMINS (nascidos entre 1999 e 2001)

O clube foi representando neste escalão por dois pequenos grandes atletas; Vasco Vilaça e Guilherme Brás. Ambos apresentaram uma excelente condição física imprimindo um ritmo elevado logo no primeiro segmento de corrida. Vasco Vilaça liderou do principio ao fim da prova aproveitando o segmento de ciclismo para se destacar dos seus adversários chegando à linha de meta com 10 confortáveis segundos de vantagem sobre o mais directo adversário.

O Guilherme Brás estreou nesta prova uma nova “montada”; uma bicicleta que muito irá contribuir para melhorar as suas prestações em prova mas que se revelou estranha e de comportamento diferente daquela a que estava habituado. Este facto fez com que o segmento de ciclismo não corresse da melhor forma permitindo a aproximação de adversários mais fortes no BTT deixando pouca margem de manobra ao nosso atleta no derradeiro percurso de corrida que todavia não se deixou intimidar pela concorrência e defendeu com galhardia o seu lugar na prova terminando num excelente 5º lugar.

INFANTIS (nascidos entre 1997 e 1998)

Pelos motivos acima descritos a nossa única representante feminina neste escalão não pode alinhar à partida. Deste modo fomos impossibilitados de assistir a uma prova que seria verdadeiramente emocionante com a nossa atleta a esgrimir argumentos com as suas duas mais directas adversárias que por sinal também são suas boas amigas. As oportunidades não vão faltar e o que importa neste momento é assegurar a sua rápida e efectiva recuperação para que a equipa de triatlo do C.F. “Os Belenenses” possa contar com a sua presença nas próximas provas do calendário.

Quanto aos infantis masculinos a equipa contou com os desempenhos de 5 atletas numa prova bastante disputada e que registou o maior número de participantes de todos os escalões envolvidos em competição (41 atletas). De salientar a excelente prestação de Hugo Pereira, com um magnífico 4º lugar final, também ele estreando neste duatlo uma nova bicicleta e a notável melhoria de rendimento por parte do Alexandre Lourenço, cada vez mais competitivo e concentrado no seu contributo à equipa. Os restantes atletas tiveram sortes diferentes com Sebastião Rebolo a conseguir um meritório 25º lugar fruto do seu desempenho nos dois segmentos de corrida, onde conseguiu suportar o forte ritmo imprimido pelos atletas da frente e Duarte Brás e Martim Figueira vendo os seus desempenhos prejudicados por problemas vários que os impossibilitaram de obterem classificações mais consentâneas com o seu real valor demonstrado nas provas até agora disputadas. O campeonato ainda agora começou e mais oportunidades vão surgir para mostrar os seus pergaminhos, nomeadamente com as provas onde a água vai marcar presença e certamente fazer a diferença.

INICIADOS (nascidos entre 1995 e 1996)

A Sara Tenrinho voltou a marcar presença em provas do campeonato jovem no Duatlo de Almada, após uma ausência motivada pela lesão verificada na etapa de Penafiel e que a impossibilitou de treinar normalmente e a participar na prova de Grândola. Apresentou-se combativa e com vontade mostrar os seus atributos atléticos estando em grande evidência no primeiro segmento de corrida. O percurso sinuoso e estreito, muito técnico, do segmento de BTT não foi do total agrado da atleta, ao que se juntou uma irritante dor no pulso afectado pela já mencionada lesão que motivou um desempenho aquém das suas capacidades. Não obstante, o seu desempenho no segmento final permitiu-lhe alcançar o 7º lugar final entre as atletas femininas.

No escalão de iniciados masculinos, onde alinharam à partida 40 atletas, o C.F. “Os Belenenses” contou com os desempenhos de 4 atletas, tendo sido sentida a falta do João Canas, ausente da competição pelos motivos anteriormente evocados. A desistência de André Ribeiro no segmento de corrida, motivada por indisposição, deixou a equipa mais debilitada. A prova foi desde o início marcada pelo forte andamento imprimido pelos atletas adversários que face à combatividade demonstrada por estes pequenos/grandes atletas levou a pequenas quedas sem qualquer tipo de consequência. Os nossos “bravos” conseguiram evitar os pontos quentes do percurso terminando em muito bom plano as suas provas. Destaque para a prestação de Mitos Figueira, demonstrando ser um excelente ciclista, segmento onde recuperou bastantes lugares, terminando num assinalável 10º posto. Mais atrás ficou o Pedro Morgado (13º), em excelente plano na corrida e Artur Silva (20º) que não conseguiu digerir convenientemente o difícil percurso de BTT traçado pela organização.

JUVENIS (nascidos entre 1993 e 1994)

O C.F. “Os Belenenses” possui uma das melhores equipas juvenis do Campeonato Nacional Jovem, facto que tem vindo a ser demonstrado nas provas já realizadas. Em face deste dado é licito acreditarmos que os nossos juvenis vão apresentar-se ao Campeonato Nacional de Juvenis, a realizar-se em Junho na Praia da Torre, com pretensões à vitória final, tanto individualmente como colectivamente. Até lá há que apurar a forma e esperar que a entrada da água no cenário das próximas provas não traga alterações significativas nas prestações dos nossos atletas.

Relativamente à prova de Almada gostaria de salientar a estreia de novos equipamentos de competição que trazem consigo uma imagem de conjunto homogénea e renovada. Na esfera competitiva destaque para mais uma vitória de Simão Silva e o excelente 8º lugar de Rui Tenrinho. Os restantes atletas, Duarte Marcelino e João Sousa, um pouco à semelhança dos seus colegas dos escalões inferiores, não se deram bem com o difícil percurso escolhido pela organização e deste modo os seus desempenhos ficaram aquém das expectativas pessoais e de grupo. Nada que não se possa resolver com o treino e disciplina que tem vindo a ser implementada pelo treinador João Cavaleiro a quem a secção agradece o empenho revelado no desempenho das suas funções.

Para terminar ficam as classificações dos nossos miúdos na prova de Almada:

BENJAMINS MASCULINOS

Vasco Vilaça - 1º
Guilherme Brás - 5º

INICIADOS MASCULINOS

Mitos Figueira - 10º
Pedro Morgado - 13º
Artur Durão e Silva - 20º

JUVENIS MASCULINOS

Simão Durão e Silva - 1º
Rui Tenrinho - 8º
Duarte Marcelino - 15º
João Sousa - 19º

INFANTIS MASCULINOS

Hugo Pereira - 4º
Alexandre Lourenço - 23º
Sebastião Rebolo - 25º
Duarte Brás - 34º
Martim Figueira - 39º

INICIADOS FEMININOS

Sara Tenrinho - 7º

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS

C.F. “Os Belenenses” - 3º (num total de 13 Equipas)