sexta-feira, 7 de março de 2008

Circuito Jovem em Grândola

A quarta etapa do Circuito Nacional Jovem realiza-se no sábado, dia 8, em Grândola, a partir das 15h00. O Jardim 1.º Maio é o local da partida.

Após as etapas do Jamor, Lezírias e Penafiel, os mais jovens competem agora no Alentejo, no Duatlo Jovem BTT de Grândola, organizado pela Autarquia local e o clube da terra, o Amiciclo, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Integrados nos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, os mais pequenos cumprem o segmento de corrida junto ao Jardim 1.º Maio e o de BTT em redor do Complexo Desportivo José Afonso. Pais e acompanhantes também estão convidados a participar na iniciativa.

As distâncias variam consoante o escalão etário:
- Benjamins: 300 metros (corrida), 900 metros (BTT) e 150 metros (corrida)
- Infantis: 800m, 1600m e 400m
- Iniciados: 1000m, 2600m e 500m
- Juvenis: 1500m, 5200 e 750m

XI Duatlo do Cadaval

No domingo, serão conhecidos os campeões nacionais de clubes.

A décima primeira edição do Duatlo do Cadaval realiza-se dia 9 de Março com duas provas: uma promocional (9h30) e outra a contar para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo (10h45).


A Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, junto aos Paços do Concelho, é o local de partida. Na prova que apura os clubes campeões nacionais de duatlo, os atletas cumprem cinco mil e duzentos metros de corrida (quatro voltas), 22 quilómetros de ciclismo (duas voltas) e 2600 metros de corrida (duas voltas).

O segmento de corrida é efectuado num percurso urbano, enquanto o de ciclismo em asfalto. A descrição dos percursos consta do regulamento da prova. Os mapas dos percursos podem ser consultados no sítio da Federação de Triatlo de Portugal. A meta fica instalada na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro.

Para a classificação do campeonato nacional de clubes, interessam os tempos dos três melhores atletas de cada equipa.

A Câmara Municipal do Cadaval organiza a esta iniciativa, tendo o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Prova Aberta

Antes da competição por clubes, efectua-se uma prova aberta destinada a todos que queiram experimentar o duatlo. 2600 metros de corrida, 11 quilómetros de ciclismo e 1300 metros de corrida são as distâncias para o duatlo promocional.

O arranque da competição acontece às 9h30. O parque de transição para colocação do material e verificação técnica do equipamento abre às 8h10 e encerra uma hora mais tarde. Aplica-se aos atletas das duas provas.

segunda-feira, 3 de março de 2008

I Duatlo Jovem Sentir Penafiel

E Quem Não…

É da Escola de Triatlo do Belém,

Não Sabe o Que Não Tem!

A participação da equipa da Escola de Triatlo osBelenenses, no I Duatlo Jovem Sentir Penafiel, revelou-se uma enorme conquista de espírito de equipa, com partilha de intensas emoções desportivas e sociais que, entre sucessos e infortúnios, vieram reforçar importantes laços de amizade entre toda a família do triatlo jovem n`osBelenenses. Este é um vislumbre do resultado esperado por todo um grupo de pessoas, que diariamente se entrega à missão de promover valores de conquista, com respeito pelos amigos, colegas e adversários.


Parabéns a todos os 16 jovens atletas que estiveram presentes, nesta que foi a 3ª etapa do Circuito Nacional Jovem 2008. Das seis provas em que a equipa da Escola de Triatlo osBelenenses participou, resultaram a conquista por 3 vezes do lugar de 1º Classificado, e por uma vez do 3º lugar. Na classificação por equipas, foi conquistado um distinto 3º lugar.

Coragem Sara Tenrinho, és uma Campeã! Antes da tua queda, no sector de ciclismo, em que voavas sobre rodas… já todos tinham percebido que ninguém te iria apanhar. Também sabemos que as inúmeras (dolorosas) medalhas que trouxeste no corpo, serão apenas mais uma recordação de uma vida plena de conquistas.

É um foguetão? É o Super-homem? Não! É o Simão Silva que com o seu 1º Lugar no escalão de Juvenis Masculinos…confirma ser o Melhor Tri-Atleta do escalão Jovem Português!... Continua o teu caminho sem nunca perderes a tua personalidade humilde e mantendo também um bom nível na escola.

Já muitos conhecem o nome da Vera Vilaça que não deixou “os seus créditos, por mãos alheias”, tendo repetido o 1º Lugar no escalão de Infantis Femininos… As tuas repetidas conquistas deverão ser apenas um incentivo para continuares o teu trabalho diário, com a exemplar atitude e empenho que te caracterizam.

A deixar de ser uma surpresa é o Vasco Vilaça que pela segunda vez nesta época, conquistou o 1º Lugar no escalão de Benjamins Masculinos… O mais importante é que o fazes com gosto. Continua a ser naturalmente bom… e a ganhar sempre que poderes!

A “dar nas vistas” está também o Guilherme Brás que atingiu o 3º Lugar no escalão de Benjamins Masculinos… Este é o caminho, pois a força da natureza que há em ti, vai-te trazer valiosas conquistas.

Apesar de não terem chegado ao final em lugares de pódio, todos os restantes atletas da Escola de Triatlo Jovem osBelenenses, terminaram as suas exigentes provas e merecem igual destaque. No escalão de Infantis (10-11 anos), Duarte Brás (10º), Martim Figueira (11º), Sebastião Rebolo (12º) e Alexandre Lourenço (13º). Em Iniciados (12-13 anos), Mitos Figueira (7º), Artur Silva (13º), Pedro Morgado (19º), João Canas (20º) e o estreante André Ribeiro (21º). Em Juvenis (14-15 anos), Duarte Marcelino (6º) e João Sousa(15º).

Parabéns… Desta vez, TODOS foram verdadeiros campeões, Jovens e Adultos!

Texto de Pedro Vilaça

domingo, 2 de março de 2008

Anaïs Moniz sagrou-se campeã de Portugal de Duatlo na categoria júnior

Realizou-se ontem em Matosinhos a 1ª Taça de Portugal de Duatlo, prova que apurava também o Campeão Nacional da modalidade, na categoria de júnior.

A jovem triatleta do Clube de Futebol "osBelenenses", foi a primeira atleta feminina a cortar a meta conquistando assim, o título de Campeã de Portugal de Duatlo.

No ano de despedida da categoria júnior, a Anaïs Moniz homenageou o Eng. Armando Cabral Ferreira nos derradeiros 500 metros à chegada a meta, dedicando o título hoje conquistando ao seu ex-presidente e ao seu clube de sempre "osBelenenses".