domingo, 30 de março de 2008

Anaïs Moniz 31ª na Taça do Mundo.

Realizou-se na madrugada de hoje a etapa de Mooloolaba (Austrália), a primeira prova da Taça do Mundo 2008 de triatlo .

A belenenses Anaïs Moniz teve uma prestação muitíssimo meritória, tendo sido 31ª classificada, a 6m. e 27s. de Emma Snowsill que competia em casa (Vanessa Fernandes foi segunda, tendo somado 44 pontos).

Anaïs terminou o segmento de natação na 21ª posição, a somente 26 segundos da 1ª classificada. Realizada a primeira transição, teve início o segmento de ciclismo, na distância de 40 quilómetros.

Exibindo-se ao seu mais alto nível, a meio do percurso Anaïs era já 8ª classificada, seguindo integrada num pelotão de 24 tri-atletas que comandava a prova.

À passagem da segunda transição, Anaïs havia descido para a 23ª posição, não obstante se encontrar a somente 17 segundos da líder.

Nos primeiros 5 quilómetros de corrida Anaïs defendeu muito bem um lugar entre as 25 melhores tri-atletas do mundo, sendo todavia os 5 quilómetros finais algo penosos para a belenense. De facto, Anais acusou o esforço despendido até esse momento, descendo até à 31ª posição classificativa.

Trata-se ainda assim de uma excelente classificação para a jovem Anaïs (23 posições acima do lugar que havia ocupado no ano passado na mesma prova), naquela que é a sua última época enquanto júnior.

Em termos gerais, Anaïs obteve o seu 3º melhor resultado de sempre na taça do mundo, depois do 27º lugar de Madrid e do 28ª lugar de Kitzbuhel (Junho e Julho de 2007, respectivamente)

Em elites masculinas, Bruno Pais classificou-se na 15ª posição a 1m. 34s. do espanhol Javier Gomez. O português somou assim 6 pontos, quando no ano passado havia somado 13 pontos em Mooloolaba, visto ter alcançado o 11º lugar da classificação.