sexta-feira, 11 de abril de 2008

Taça do Mundo: New Plymouth

Uma semana após a sua prestação na taça do Mundo de Moolooloolalba, Austrália, onde foi 31ª, a triatleta do Belenenses viajou até a Nova Zelândia onde disputou esta madrugada em New Plymouth, a 2ª etapa do circuito mundial das taças do mundo de triatlo.

O início da prova não poderia ter corrido da melhor maneira para a jovem triatleta e única júnior em prova: foi a primeira a sair da natação, sendo a primeira vez que a Anaïs é a líder deste segmento numa prova de taça do mundo. No entanto, a vantagem trazida da natação desfez-se na primeira transição. No exíguo e apertado parque de transição uma atleta japonesa choca com a triatleta de Belém, e do choque uma das sapatilhas salta do encaixe tendo a Anaïs perdido muito tempo na sua colocação e com ele o grupo de liderança do ciclismo. A triatleta tentou ir ao alcance do primeiro grupo mas não conseguiu. O cansaço físico da provada semana anterior, ainda não recuperado, foi o factor impeditivo à junção da Anaïs ao grupo de liderança. A triatleta fez todo o ciclismo no segundo grupo, que chegou a 2ª transição com 2minutos de atraso relativamente ao primeiro.

No segmento da corrida foi ainda mais notório a falta de recuperação física da prova do fim de semana anterior, tendo a triatleta realizado uma corrida sofrida, que no entanto, a levou achegar à meta na 37º posição amealhando mais 34 pontos ao seu ranking olímpico, subindo mais 2 lugares, onde ela ocupa após a prova, o 92º lugar. A triatleta chega a Portugal na próxima terça-feira, dia 8, estando previsto uma semana de regeneração antes de retomar a preparação para o seu próximo desafio internacional, desta vez em território nacional: o Campeonato da Europa de Triatlo a realizar no Parque das Nações, no dia 10 de Maio.