segunda-feira, 21 de julho de 2008

II TRIATLO DE AVEIRO

Foi no passado fim de semana que se realizou a 2ª edição do Triatlo de Aveiro, prova que contava para o Circuito Jovem, Taça de Portugal e ainda para o recente criado Campeonato regional da zona norte que tem por principal objectivo divulgar e dinamizar a prática da modalidade no norte do País.

Com uma grande adesão, compareceram ao desafio lançado pela organização do evento 423 atletas divididos pelas várias provas em discussão. O II Triatlo de Aveiro contou com a participação de 20 atletas do C.F. “Os Belenenses” repartidos pelas várias provas: 16 elementos na competição jovem, 3 na Taça de Portugal e 1 na prova de promoção que se realizou no domingo antes da prova da Taça.

Prova Jovem
Com alguns dos nossos atletas em período de férias ou em competições de natação pura, o C.F. “Os Belenenses” apresentou-se em Aveiro desfalcado de elementos importantes. Uma palavra de apreço para a Vera Vilaça que estando presente em Aveiro não pode efectuar a prova em virtude de uma lesão contraída no braço esquerdo. Deste modo não foi possível manter o 2º lugar por equipas que temos vindo a ocupar nas provas com água (Aquatlos e Triatlos) mas mesmo assim não deixando para terceiros o lugar mais baixo do pódium que foi garantido graças ao excelente desempenho desportivo dos nossos pequenos-grandes atletas.

De realçar a prova a todos os níveis perfeita da Sara Tenrinho que uma vez mais logrou alcançar o 1º lugar no escalão de iniciados femininos, deixando perceber que os receios provocados pela queda no duatlo de Penafiel já pertencem ao passado e que no entretanto conseguiu alcançar um ritmo competitivo no segmento de ciclismo que não permite veleidades às suas adversárias directas. Tal facto aliado às suas qualidades como nadadora fazem dela uma atleta em destaque no nosso clube e no panorama nacional jovem.

Grande destaque ainda para o Vasco Vilaça que efectuou uma prova de alto nível conseguindo o 1º lugar no escalão a que pertence (Benjamins) e assegurando desde já o título nacional do Circuito Jovem em Benjamins Masculinos. O mesmo feito foi conseguido por Simão Silva que tem vindo a habituar-nos, desde o início da temporada, a vê-lo ocupar o lugar cimeiro do pódium. Com esta vitória em Aveiro, Simão Silva não só garante o título nacional do Circuito Jovem como alcança uma pontuação histórica ao conseguir amealhar 1500 pontos correspondentes à pontuação máxima no circuito e no seu escalão.

Mitos Figueira esteve uma vez mais em bom plano desportivo terminando a sua prova a 20 segundos do vencedor e conseguindo uma vez mais subir ao podium, desta vez para ocupar o terceiro lugar. O mesmo lugar que a atleta benjamim feminina do C.F. “Os Belenenses” Beatriz Carmo garantiu no seu escalão.

Aqui ficam os resultados dos nossos atletas na Prova Jovem de Aveiro:


BENJAMINS MASCULINOS
Vasco Vilaça - 1º
Guilherme Brás - 4º

BENJAMINS FEMININOS
Beatriz Carmo - 3ª

INFANTIS MASCULINOS
Martim Figueira - 9º
Sebastião Rebolo - 10º
Duarte Brás - 11º
Alexandre Lourenço - 23º

INICIADOS MASCULINOS
Mitos Figueira - 3º
Gonçalo Carmo - 8º
Pedro Morgado - 18º
João Canas - 27º
Artur Silva - 31º

JUVENIS MASCULINOS
Simão Durão e Silva - 1º
Duarte Marcelino - 9º
João Sousa - 11º

INICIADOS FEMININOS
Sara Tenrinho - 1ª

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS
C.F. “Os Belenenses” - 3º (num total de 13 Formações)

Prova de Promoção
No domingo de manhã realizou-se uma prova de promoção onde competiram 4 atletas do C.F. “Os Belenenses”: Duarte Marcelino, João Sousa, Simão Silva e ainda o veterano (V5) João Branco. A prova reuniu 114 participantes que percorreram 375 m de natação no canal do Coja, 13000 m de ciclismo efectuados nas artérias envolventes ao Centro Cultural e de Congressos, com 1 passagem pela zona da meta e ainda 2450 m de corrida que levaram os atletas até ao centro de Aveiro percorrendo na volta os caminhos pedonais que ladeiam o canal do Coja e conduzem até ao local onde se encontrava a zona de chegada.

Esta prova contava para a avaliação que a Federação de Triatlo de Portugal efectua junto dos elementos que integram a selecção de triatlo jovem e tinha o aliciante de ser a ultima oportunidade para os juvenis “mostrarem trabalho” e deste modo entrar nas contas que a FTP terá de fazer para levar uma selecção ao Campeonato Europeu de Juvenis que se realiza este ano em Espanha. Depois do esforço dispendido na véspera na Prova Jovem, Duarte Marcelino, João Sousa e Simão Silva estavam à partida em desvantagem relativamente à maioria dos seus adversários. Não obstante tiveram um desempenho meritório alcançando no seu escalão classificações idênticas ou mesmo melhores do que as obtidas na prova jovem disputada no dia anterior. Destaque para o 5º lugar absoluto de Simão Silva que deste modo poderá ocupar um dos dois lugares em aberto para o Campeonato Europeu de Juvenis. Duarte Marcelino e João Sousa terminaram em 27º e 41º absolutos respectivamente e melhoraram os resultados da prova da véspera no seu escalão (Juv.) ao cruzarem a linha de chegada em 7º e 8º respectivamente.

O atleta João Branco a competir no escalão V5 (maiores de 60 anos) terminou em 103º absoluto e 3º no seu escalão. Um exemplo que atesta que o triatlo não conhece idades e que competir é mais um desafio pessoal do que propriamente a obtenção de resultados de “primeira linha”.

Taça de Portugal e Campeonato Regional do Norte
Nesta prova compareceram na linha de partida 162 participantes representando 17 clubes ou associações desportivas. O C.F. “Os Belenenses” alinhou com 2 atletas masculinos e 1 feminino, Manuel Alves, Rui Ferreira e Ana Filipa Santos. A prova contou com a participação de alguns dos melhores atletas nacionais. A prova foi vencida por João Pedro Silva do Halcon Sportzone Olímpico de Oeiras que foi acompanhado no podium por Pedro Laginha Palma do Clube de Triatlo de Perosinho e Vasco Pessoa, companheiro de equipa de João Silva. O C.F. “Os Belenenses” teve uma representação modesta comparada com a edição do ano passado. Mesmo assim os nossos atletas conseguiram boas prestações e classificações atendendo ao peso da concorrência. Natural destaque para o 1º lugar de Ana Filipa Santos no escalão sénior feminino.

Classificações do C.F. “Os Belenenses”:
Manuel Alves - 17º absoluto, 10º sénior;
Rui Ferreira - 45º absoluto e 5º no seu escalão (V1);
Ana Filipa Santos - 71º absoluta, 1ª sénior.