quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

XII Duatlo das Lezírias


No próximo fim-de-semana, o duatlo regressa a Vila Franca de Xira. Dois dias de muito desporto na segunda prova do calendário nacional.

Após o sucesso registado no II Duatlo BTT do Jamor, as atenções centram-se agora em Vila Franca de Xira, para a 12.ª edição do duatlo, prova que presta homenagem a José Luís Matos, antigo atleta falecido após um acidente durante os treinos de ciclismo.

Trata-se da segunda prova pontuável para o circuito nacional.

O XII Duatlo das Lezírias está marcado para domingo, dia 17, às 11h00. Os participantes cumprem cinco mil metros de corrida (duas voltas), 23 km de BTT (duas voltas) e 2500 metros de corrida. Através do sítio da Federação de Triatlo de Portugal, é possível conhecer os percursos de Vila Franca.

Do programa do XII Duatlo das Lezírias – Troféu José Luís Matos faz parte ainda um duatlo promocional, aberto para todos os que queiram experimentar a modalidade e previsto para as 9h30 do domingo, dia 17, com as seguintes distâncias: 2500 metros de corrida, 11,5 km de BTT e 1250 metros de corrida.

No sábado, dia 16, realiza-se a segunda etapa do circuito nacional jovem com o duatlo dedicado aos mais pequenos (benjamins, infantis, iniciados e juvenis). Os pais e acompanhantes também estão convidados a participar. As actividades arrancam às 14h00.

A 12.ª edição do Duatlo das Lezírias é organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em parceria com o Alhandra Sporting Clube e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

  • Sítio Oficial da Federação Portuguesa de Triatlo
  • Circuito Nacional Jovem - Duatlo do Jamor

    O Circuito Nacional Jovem de Triatlo teve o seu início com o Duatlo do Jamor.

    Os jovens atletas azuis exibiram-se a bom nível, tendo conquistado diversas medalhas.

    Destaques para os primeiros lugares de Vasco Vilaça (Benjamins) e Simão Silva (Juvenis) e ainda para o segundo lugar de Vera Vilaça (infantis).

    As fotos da prova do Jamor já estão disponíveis na Galeria de Fotos.

    O circuito prossegue já no próximo Sábado, dia 16 de Fevereiro, com o Duatlo Jovem das Lezírias.

    Provas do Circuito Nacional Jovem

    Duatlo Jovem das Lezírias (16 Fevereiro)
    I Duatlo Jovem Cidade de Penafiel (2 Março)
    Duatlo Jovem de Grândola (8 Março)
    I Duatlo Jovem Cidade de Almada (19 Abril)
    Aquatlo Jovem de Avis (24 Maio)
    Triatlo Jovem de Sines (1 Junho)
    Aquatlo Jovem Estafetas “Dia Olímpico” (21 Junho)
    II Triatlo Jovem de Aveiro (19 Julho)
    Aquatlo Jovem Cidade de Machico (13 Setembro)
    Aquatlo Jovem Os Belenenses (20 Setembro)

    Extra
    Triatlo Internacional de Lisboa (26 Abril)
    Triatlo Half Ironman Homem de Ferro (29 Junho)

    Anaïs Moniz 8ª nos 5 quilómetros Indoor de Rio Maior (Natação)

    De novo integrado no seu plano de preparação para a época competitiva de triatlo, Anaïs Moniz participou nos 5 Km Indoor em Rio Maior.

    O evento organizado pela Federação Portuguesa de Natação tinha como objectivo permitir o escalonamento dos atletas de Águas Abertas para a temporada que se aproxima. O Clube de Futebol "osBelenenses" fez-se representar pela Anaïs Moniz e pela Daniela Inácio.

    Há nove anos que estas duas atletas são companheiras de treino, tendo ambas sido formadas pelos técnicos de natação do CFB, Elena Kraeva, Tania e Slava Poliakov.

    Anaïs classificou-se em 8º lugar com o tempo de 1:06:11:75, tendo a prova sido ganha pela sua companheira de treino de natação, a Daniela Inácio, com o tempo de 59:58:91.

    Recorda-se que ambas as atletas do CFB, apesar de ainda serem juniores, estão a lutar pelo apuramento olímpico, Daniela nos 10 km Águas Abertas e Anais no Triatlo.

    A atleta do Belenenses havia já participado, no início do mês, nos Campeonatos Nacionais de Atletismo em Pista Coberta, realizados em Espinho.

    Anaïs deu o seu contributo para a equipa nas provas de 1500m e 3000m, tendo realizado os tempos de 4’58’’ e 10’30’’ respectivamente. Em termos classificativos absolutos, a Anaïs ocupou o 9º lugar e o 8º lugar sendo no seu escalão de júnior, a melhor atleta em ambas as provas.

    Anaïs inicia a sua época de triatlo com a Taça do Mundo de Mooloolaba, na Austrália, prova pontuável para Pequim 2008 e que terá lugar no dia 30 de Março. No início do mesmo mês, Anaïs irá disputar o Campeonato Nacional de Duatlo na categoria de júnior, em Matosinhos.

    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

    Sorteio da bola autografada da final da Taça de Portugal

    O Circuito Jovem do Triatlo Nacional teve o seu início no Jamor, e os jovens atletas belenenses nadam, pedalam e correm para vencer.

    Visando a angariação de fundos que financiem as deslocações e outras necessidades das Escolas de Triatlo, a secção da modalidade promove um sorteio com um prémio deveras aliciante: A bola da grande final da Taça de Portugal 2007 autografada por todos os jogadores do Belenenses.

    A bola foi oferecida a título pessoal pelo Eng. Cabral Ferreira, sendo a iniciativa apadrinhada pelo capitão Silas e por José Pedro.

    O sorteio realizar-se-á no intervalo do jogo que oporá o Belenenses ao Marítimo (24 de Fevereiro), a contar para a 20ª jornada da liga de futebol portuguesa.

    A bola encontrar-se-á exposta na Loja Azul até essa data.

    Colabore com esta iniciativa comprando uma ou mais rifas, e ajude as Escolas de Triatlo do Belenenses.

    Escola de Triatlo "osBelenenses": Escola de Campeões!